quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Jogar e/ou ver televisão faz mal às crianças?

Tudo o que é em excesso faz mal, seja com a alimentação, seja, como neste caso, com as horas que os nossos filhos passam em frente à televisão e a jogar.

Ann Landers....did she ever think that she'd be able to reach out to so many people?

Cabe-nos a nós, pais e educadores, gerir esses tempos. Uma hora por dia a jogar, não faz mal a ninguém, e até desenvolve algumas capacidades, como a concentração e a resistência à derrota (para aqueles que não partem a consola ou a atiram contra a parede quando estão a perder).

Não deixo os mesu filhos jogar jogos de guerra, e sempre me fez alguma confusão aqueles pais que compram jogos para maiores de 16, a miúdos de 12, e até de 10 anos. Mas isso sou eu, mesmo em casa os meus filhos nunca viram desenhos animados de lutas, e eram os próprios que mudavam de canal sempre que começava alguma série mais violenta.

Por isso, em tempo de férias, fazemos um horário para as atividades que vamos fazer. Desde há 4 anos que tem sido assim. Já sabem que só podem jogar uma hora e só podem ver televisão durante uma hora por dia. Eles é que escolhem o horário para o fazer e marcam no horário, depois preenchemos as outras horas com atividades plásticas, passeios, visitas, idas ao parque, etc.
"Assim, nos casos de baixo empenho nos jogos, as crianças revelaram ser mais felizes e terem interacções sociais mais positivas, tendo sido concluído o contrário quando os jovens passavam mais de três horas em frente a uma consola ou computador. Aqui, as crianças foram consideradas como tendo uma adaptação menor."

Não deixem de ler o excelente artigo sobre esta temática: Jogar videojogos uma hora por dia torna as crianças mais felizes e sociais

Sem comentários:

Enviar um comentário