Exclusão social e falta de empoderamento
As populações vulneráveis ou alvo de exclusão social carecem de poder e influência em várias esferas das suas vidas: a sua voz não é ouvida, faltam-lhes os recursos e as oportunidades para expressarem as suas necessidades e aspirações, ou ainda para verem valorizada a sua dignidade e experiência de vida. As pessoas desempoderadas são aquelas que não têm poder, não têm capacidade de decisão, não vêm alternativas e não têm esperança numa mudança.Esta "impotência" que os indivíduos e comunidades vulneráveis experienciam não é um resultado direto das características internas das pessoas, mas sim um produto da (in) capacidade da sociedade para integrá-los. Isso significa que é preciso intervir também no seio dos contextos ou sistemas que colocam estas populações à margem e que geram a exclusão social.
O que é o empowerment / empoderamento?
Sentimo-nos empoderados quando estamos informados, compreendemos as situações com que nos deparamos e temos capacidade e autonomia para tomar decisões em vários contextos de vida: no trabalho, na família, nos tempos de lazer, na política…. Qualquer um pode, por vezes, sentir-se impotente, com as mãos amarradas. Isto acontece por exemplo quando não somos ouvidos, quando enfrentamos a “máquina burocrática”, ou quando outros tomam decisões que afetam a nossa vida, sentindo que pouco ou nada podemos fazer para mudar a situação.Fonte: APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento
O que podemos fazer?
Podemos estimular o sentido criativo do individuo que necessita de novas ferramentas de empowerment para uma melhor educação e inclusão social.
Vamos dotar as pessoas das ferramentas necessárias para se adaptarem a novas realidades.
Não queremos dar soluções, mas sim as ferramentas para as pessoas encontrarem as suas próprias soluções.
É ajudando estas pessoas excluídas (desempregados longa duração e seniores activos) a descobrirem o que têm dentro de si e a voltarem à vida activa, que damos o nosso contributo para a inclusão social.
Sem comentários:
Enviar um comentário